Governança

“Cada um de nós carrega a responsabilidade de transformar integridade em atitude. Ser e estar em compliance ou conformidade é uma obrigação individual de cada colaborador do GCB, incluindo a alta administração, que tem um papel fundamental no sucesso desse programa.

Para nós, acionistas, o mais importante não é o tamanho da riqueza gerada, o mais relevante é a forma correta e ética de fazermosnegócio.

Acreditamos que essa é a única via de crescimento e temos um grande orgulho de fazermos parte dessa trajetória.”

Carlos Eugênio de A. Brennand


Programa de Compliance


Ao longo dos anos, o Grupo Cornélio Brennand tem trabalhado, de forma intensa, para alavancar a sua capacidade de se antecipar, monitorar e responder aos riscos impostos por um mundo em constante transformação.

Com o objetivo de impulsionar a jornada de crescimento e fortalecer a Governança do Grupo, desenvolvemos o Programa de Compliance do GCB - que tem como base os valores presentes no nosso dia a dia, o respeito às leis, às políticas e às normas vigentes.

Refletindo o compromisso das empresas do GCB de gerir negócios com integridade e transparência, o nosso Programa tem como base três eixos, que norteiam o sistema e promovem atitudes éticas e íntegras em nossa rotina.

PREVENIR
O estabelecimento de políticas, procedimentos, treinamentos e comunicação contínua possibilitam a disseminação clara e objetiva das condutas esperadas no dia a dia das nossas atividades.

DETECTAR
É através do Canal de Ética que podemos identificar e interromper eventuais violações que porventura não tenham sido evitadas pelas ações de prevenção. Como ferramenta adicional, a adoção de mecanismos de monitoramento contínuo permite ampliar a identificação de possíveis desvios de conduta.

RESPONDER
Além da definição dos planos de ação para melhoria constante do ambiente de controle, as falhas e as atitudes inadequadas, ambas identificadas no segundo eixo, devem ser corrigidas imediatamente e, quando cabível, medidas disciplinares deverão ser aplicadas.

O programa de Compliancedo GCB, que tem como foco inicial o pilar de Integridade, conta com 8 elementos essenciais de atuação representados na nossa mandala:

Código de Conduta

Código de Conduta do GCB
O nosso Código de Conduta é aplicável a todas as empresas do Grupo Cornélio Brennand (GCB) e tem como finalidade servir como um guia prático de conduta pessoal e profissional a ser utilizado por todos os nossos colaboradores, gestores, acionistas e membros dos Conselhos e Comitês. As diretrizes estabelecidas neste documento devem servir de guia para nossos relacionamentos com todos os públicos que compõem o nosso ambiente de negócios. Acesse o Código

Código de Conduta para Fornecedores
O Código de Conduta para Fornecedores reforça o comportamento esperado em toda nossa cadeia de suprimentos e tem como objetivo aperfeiçoar o relacionamento com nossos fornecedores, prestadores de serviço e parceiros de negócio. Acesse o Código.

Canal de Ética

Todos os colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores ou qualquer outra pessoa podem reportar, sem a necessidade de identificação, suspeita ou violação a qualquer disposição do Código de Conduta, Políticas e Procedimentos Internos e/ou legislações vigentes.

O Canal de Ética é operado por empresa externa especializada, que garante total independência na recepção, triagem e direcionamento dos relatos.

As apurações são realizadas com tempestividade, independência, imparcialidade e confidencialidade assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pelo Comitê de Conduta, sem conflitos de interesses.

O Canal de Ética está disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana e pode ser acessado das seguintes formas:

Telefone: 0800 800 4404 (ligação gratuita)
Site: contatoseguro.com.br/gcb
Aplicativo: Contato Seguro

Clique aqui para fazer uma denúncia.

Ser ético é fazer o certo, mesmo quando todo mundo está fazendo errado.

Política Anticorrupção

A Política Anticorrupção tem como objetivo reafirmar o compromisso do Grupo Cornélio Brennand no combate a qualquer forma de corrupção e estabelecer diretrizes de atuação pautadas na Lei 12.846/13, mantendo a condução dos seus negócios nos mais altos padrões de governança, transparência e integridade. Acesse a Política Anticorrupção